Possui graduação em Filosofia y Letras pela Universidad de Santiago de Compostela e doutorado em Filosofía y Letras pela Universidad de Salamanca (Espanha). É doutora honoris causa pela Faculdade de Direito da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil). Coordena o pós-doutorado da Universidad de Salamanca (Espanha) e da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Portugal). É professora titular da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, professora visitante e pesquisadora estrangeira sênior do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMS, professora colaboradora da Universidade Salvador e docente da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão. Tem vários livros e artigos publicados. É membro de comitê editorial e revisora de periódicos nacionais e internacionais e integra o corpo editorial da Juruá Editora.
Possui graduação e mestrado em Medicina e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia. É doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É professor da Universidade Federal da Bahia desde 1974 e professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia desde 2000; e foi professor honorário da Facultad Ciencias de la Salud de la Universidad Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana). Coordenou o Observatório de Análise Política em Saúde, vinculado ao Projeto Análise de Políticas de Saúde no Brasil, implementado por uma rede de pesquisadores e apoiado pelo CNPq e Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente com os temas política de saúde, planejamento em saúde, reforma sanitária brasileira e Sistema Único de Saúde. É autor de livros na área de saúde, entre os quais “Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica”, “Desafios para a Saúde Coletiva no Século XXI” e o clássico brasileiro “O Que É o SUS” (FioCruz), além de dezenas de artigos científicos.
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais e mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Direito pela Universidad Nacional Autónoma de México (México), revalidado pela Univali. Realizou estágio pós-doutoral em Estudos Latino-americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. É procurador do Estado do Ceará, membro efetivo da Academia Cearense de Letras, presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, além de membro da assembleia geral e do conselho diretor do Instituto Interamericano de Direitos Humanos. Tem dezenas de livros e artigos científicos publicados. É membro do corpo editorial de periódicos científicos, inclusive da Revista Brasileira de Direitos Humanos. Tem experiência nas áreas de Direito Penitenciário, Segurança Pública e Direitos Humanos.
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra/CES. É pesquisadora titular do Laboratório de Comunicação e Saúde e docente permanente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Também é docente do Doutorado Internacional Saúde Global, Direitos Humanos e Políticas da Vida (CES/Universidade de Coimbra e Fiocruz). Coordena o Observatório Saúde nas Mídias, o Grupo de Trabalho Comunicação e Saúde da ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva e o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Saúde (CNPq). É autora de três livros: “A Reconversão do Olhar – prática discursiva e produção dos sentidos” (Editora Unisinos), “Comunicação e Saúde” (Editora Fiocruz) e “O jogo como prática de saúde” (Ed. Fiocruz). Dentre suas áreas de atuação estão as relações entre comunicação, desigualdade, iniquidade e inequidade em saúde; espaços e processos de mediação e produção social de sentidos e abordagens metodológicas e políticas orientadas pelas Epistemologias do Sul.
Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência da Universidade de Copenhague (Dinamarca), com Claus Emmeche. É professor titular do Instituto de Biologia da UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia e Professor visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução, financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB, que reúne 240 pesquisadores de 31 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Coordena o evento de popularização da ciência Café Científico Salvador (http://cafecientificossa.blogspot.com) e escreve no Blog Darwinianas (https://darwinianas.com), vinculado ao INCT IN-TREE. Também está vinculado ao grupo Colaboração em Pesquisa e Prática (CoPPEC), grupo de pesquisa colaborativa com professores de educação básica, graduandos e pós-graduandos e outros pesquisadores.
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia; especialização em Psicologia da Educação pela Faculdade Ruy Barbosa; mestrado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador; e Formação em Psicanálise pelo Círculo Psicanalítico da Bahia. É pesquisadora vinculada ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas e à Plataforma Brasil. Coordenou diversos projetos na área de Saúde Mental e uso e abuso de álcool e outras drogas, na Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti/Serviço de Extensão Permanente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. É professora de graduação e de pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e faz atendimento clínico em psicanálise, com ênfase em Toxicomania (uso e abuso de substâncias psicoativas).
Possui graduação em Direito. É promotor de justiça do Estado da Bahia. Integra a 12ª Promotoria de Justiça da Cidadania da Capital e coordena o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). É membro da Comissão de Saúde do Conselho Nacional e da Comissão de Tecnologia do MP e, também, do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. Coordenou o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP-BA e integrou o Fórum Nacional de Saúde.
Possui graduação em psicologia pelo Centro Universitário Social da Bahia (Unisba) e em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador; mestrado em Família na Sociedade Contemporânea e doutorado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador com pesquisa doutoral na Universidade do Porto. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos. É docente do Centro Universitário UniRuy e da União Metropolitana de Educação e Cultura e atua como psicóloga clínica. Possui vários artigos científicos publicados na área de saúde mental.
Possui licenciatura e doutorado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL, Portugal). É professor agregado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Política e Cidadania, onde desenvolve uma epistemologia da sociologia da instabilidade, lidando com as naturezas sociais inerentes aos humanos a partir da interface da teoria social com as Neurociências, a Biologia e doutrinas relativas a fenômenos emergentes como aqueles associados à pandemia de COVID-19. É membro da Associação contra a Exclusão pelo Desenvolvimento, constituída por pessoas reclusas pelos direitos de livre expressão, e autor de vários artigos científicos e livros, como Sociologia da Instabilidade.
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e mestrado e doutorado em Derecho Financiero y Tributario pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Fez estágio pós-doutoral em Sociologia, Filosofia e Antropologia Política pela Université Paris-Ouest Nanterre la Défense (França). É professor de graduação e de pós-graduação do UNISBA, Universidade Federal da Bahia, UCSal e Unifacs e professor-visitante da Université de Paris Nanterre, Paris X. É pesquisador e consultor do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e avaliador de instituições e cursos de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UCSal, além de líder de Grupo de Pesquisa e Coordenador do Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas da UFBA.
Possui graduação em Direito e mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Realizou estágio pós-doutoral em Direitos Humanos e em Direitos Sociais pela Universidade de Salamanca. É investigadora do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Escola de Direito da Universidade do Minho (Portugal). É advogada e professora adjunta do Departamento da UFMA. É vice-presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil – MA e membro efetiva do Instituto dos Advogados do Brasil (nacional) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Possui livros e artigos científicos publicados.
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador e mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. É coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Unidade de Internação do Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, centro de tratamento de pacientes com COVID-19; e fisioterapeuta e coordenadora do Serviço de Avaliação de Pacientes Pós-COVID-19. Atua como docente de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Social da Bahia. Integra o Grupo de Pesquisa em Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia. Tem vários artigos científicos publicados na área de fisioterapia.
Possui graduação em Engenharia Elétrica e pós-graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Como secretário Municipal de Saúde de Salvador, é responsável pela gestão das políticas de saúde da capital baiana para enfrentamento da pandemia de COVID-19. É deputado estadual da Bahia licenciado. Exerceu dois mandatos de vereador de Salvador e ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Salvador, no biênio 2017-2018. Foi secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador em 2019; assessor parlamentar por oito anos; e assessor especial da Prefeitura de Salvador pelo período de três anos. Tem trajetória política iniciada no movimento estudantil secundarista.