Palestrantes

Currículo dos Conferencistas


Dr.MARIA ESTHER MARTÍNEZ QUINTEIRO

Dr.a Mª ESTHER MARTÍNEZ QUINTEIRO

Possui graduação em Filosofia y Letras pela Universidad de Santiago de Compostela e doutorado em Filosofía y Letras pela Universidad de Salamanca (Espanha). É doutora honoris causa pela Faculdade de Direito da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil). Coordena o pós-doutorado da Universidad de Salamanca (Espanha) e da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Portugal). É professora titular da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, professora visitante e pesquisadora estrangeira sênior do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMS, professora colaboradora da Universidade Salvador e docente da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão. Tem vários livros e artigos publicados. É membro de comitê editorial e revisora de periódicos nacionais e internacionais e integra o corpo editorial da Juruá Editora.

Dr. JAIRNILSON SILVA PAIM

Dr. JAIRNILSON SILVA PAIM

Possui graduação e mestrado em Medicina e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia. É doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É professor da Universidade Federal da Bahia desde 1974 e professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia desde 2000; e foi professor honorário da Facultad Ciencias de la Salud de la Universidad Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana). Coordenou o Observatório de Análise Política em Saúde, vinculado ao Projeto Análise de Políticas de Saúde no Brasil, implementado por uma rede de pesquisadores e apoiado pelo CNPq e Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente com os temas política de saúde, planejamento em saúde, reforma sanitária brasileira e Sistema Único de Saúde. É autor de livros na área de saúde, entre os quais “Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica”, “Desafios para a Saúde Coletiva no Século XXI” e o clássico brasileiro “O Que É o SUS” (FioCruz), além de dezenas de artigos científicos.

Dr. CÉSAR OLIVEIRA DE BARROS LEAL

Dr. CÉSAR OLIVEIRA DE BARROS LEAL

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais e mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Direito pela Universidad Nacional Autónoma de México (México), revalidado pela Univali. Realizou estágio pós-doutoral em Estudos Latino-americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. É procurador do Estado do Ceará, membro efetivo da Academia Cearense de Letras, presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, além de membro da assembleia geral e do conselho diretor do Instituto Interamericano de Direitos Humanos. Tem dezenas de livros e artigos científicos publicados. É membro do corpo editorial de periódicos científicos, inclusive da Revista Brasileira de Direitos Humanos. Tem experiência nas áreas de Direito Penitenciário, Segurança Pública e Direitos Humanos.

Dr.a INESITA SOARES DE ARAÚJO

Dr.a INESITA SOARES DE ARAÚJO

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra/CES. É pesquisadora titular do Laboratório de Comunicação e Saúde e docente permanente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Também é docente do Doutorado Internacional Saúde Global, Direitos Humanos e Políticas da Vida (CES/Universidade de Coimbra e Fiocruz). Coordena o Observatório Saúde nas Mídias, o Grupo de Trabalho Comunicação e Saúde da ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva e o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Saúde (CNPq). É autora de três livros: “A Reconversão do Olhar – prática discursiva e produção dos sentidos” (Editora Unisinos), “Comunicação e Saúde” (Editora Fiocruz) e “O jogo como prática de saúde” (Ed. Fiocruz). Dentre suas áreas de atuação estão as relações entre comunicação, desigualdade, iniquidade e inequidade em saúde; espaços e processos de mediação e produção social de sentidos e abordagens metodológicas e políticas orientadas pelas Epistemologias do Sul.

Dr. CHARBEL EL-HANI

Dr. CHARBEL EL-HANIPossui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência da Universidade de Copenhague (Dinamarca), com Claus Emmeche. É professor titular do Instituto de Biologia da UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia e Professor visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução, financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB, que reúne 240 pesquisadores de 31 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Coordena o evento de popularização da ciência Café Científico Salvador (http://cafecientificossa.blogspot.com) e escreve no Blog Darwinianas (https://darwinianas.com), vinculado ao INCT IN-TREE. Também está vinculado ao grupo Colaboração em Pesquisa e Prática (CoPPEC), grupo de pesquisa colaborativa com professores de educação básica, graduandos e pós-graduandos e outros pesquisadores.

Prof.ª Msc. MARLENE BARRETO SANTOS MIRANDA

Ma. MARLENE BARRETO SANTOS MIRANDA

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia; especialização em Psicologia da Educação pela Faculdade Ruy Barbosa; mestrado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador; e Formação em Psicanálise pelo Círculo Psicanalítico da Bahia. É pesquisadora vinculada ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas e à Plataforma Brasil. Coordenou diversos projetos na área de Saúde Mental e uso e abuso de álcool e outras drogas, na Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti/Serviço de Extensão Permanente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. É professora de graduação e de pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e faz atendimento clínico em psicanálise, com ênfase em Toxicomania (uso e abuso de substâncias psicoativas).

Promotor ROGÉRIO LUIZ GOMES DE QUEIROZ

Promotor ROGÉRIO LUIZ GOMES DE QUEIROZPossui graduação em Direito. É promotor de justiça do Estado da Bahia. Integra a 12ª Promotoria de Justiça da Cidadania da Capital e coordena o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). É membro da Comissão de Saúde do Conselho Nacional e da Comissão de Tecnologia do MP e, também, do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. Coordenou o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP-BA e integrou o Fórum Nacional de Saúde.

Prof.ª Dr.ª LUCIENE SANTOS FIGUEIREDO

Prof.ª Dr.ª LUCIENE SANTOS FIGUEIREDO

Possui graduação em psicologia pelo Centro Universitário Social da Bahia (Unisba) e em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador; mestrado em Família na Sociedade Contemporânea e doutorado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador com pesquisa doutoral na Universidade do Porto. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos. É docente do Centro Universitário UniRuy e da União Metropolitana de Educação e Cultura e atua como psicóloga clínica. Possui vários artigos científicos publicados na área de saúde mental.

Prof. Dr. ANTÓNIO PEDRO DORES

Prof. Dr. ANTÓNIO PEDRO DORES

Possui licenciatura e doutorado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL, Portugal). É professor agregado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Política e Cidadania, onde desenvolve uma epistemologia da sociologia da instabilidade, lidando com as naturezas sociais inerentes aos humanos a partir da interface da teoria social com as Neurociências, a Biologia e doutrinas relativas a fenômenos emergentes como aqueles associados à pandemia de COVID-19. É membro da Associação contra a Exclusão pelo Desenvolvimento, constituída por pessoas reclusas pelos direitos de livre expressão, e autor de vários artigos científicos e livros, como Sociologia da Instabilidade.

Prof. Dr. ANDRÉ ALVES PORTELLA

Prof. Phd ANDRÉ ALVES PORTELLA

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e mestrado e doutorado em Derecho Financiero y Tributario pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Fez estágio pós-doutoral em Sociologia, Filosofia e Antropologia Política pela Université Paris-Ouest Nanterre la Défense (França). É professor de graduação e de pós-graduação do UNISBA, Universidade Federal da Bahia, UCSal e Unifacs e professor-visitante da Université de Paris Nanterre, Paris X. É pesquisador e consultor do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e avaliador de instituições e cursos de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UCSal, além de líder de Grupo de Pesquisa e Coordenador do Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas da UFBA.

Prof.ª Dr.ª MARIA DA GLÓRIA COSTA GONÇALVES DE SOUSA AQUINO

Profa. Dra. MARIA DA GLÓRIA COSTA GONÇALVES DE SOUSA AQUINO

Possui graduação em Direito e mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Realizou estágio pós-doutoral em Direitos Humanos e em Direitos Sociais pela Universidade de Salamanca. É investigadora do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Escola de Direito da Universidade do Minho (Portugal). É advogada e professora adjunta do Departamento da UFMA. É vice-presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil – MA e membro efetiva do Instituto dos Advogados do Brasil (nacional) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Possui livros e artigos científicos publicados.

Prof.ª Dr.ª IURA GONZALEZ NOGUEIRA ALVES

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador e mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. É coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Unidade de Internação do Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, centro de tratamento de pacientes com COVID-19; e fisioterapeuta e coordenadora do Serviço de Avaliação de Pacientes Pós-COVID-19. Atua como docente de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Social da Bahia. Integra o Grupo de Pesquisa em Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia. Tem vários artigos científicos publicados na área de fisioterapia.

Secretário Municipal de Saúde LEO PRATES (Leonardo Silva Prates)

Possui graduação em Engenharia Elétrica e pós-graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Como secretário Municipal de Saúde de Salvador, é responsável pela gestão das políticas de saúde da capital baiana para enfrentamento da pandemia de COVID-19. É deputado estadual da Bahia licenciado. Exerceu dois mandatos de vereador de Salvador e ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Salvador, no biênio 2017-2018. Foi secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador em 2019; assessor parlamentar por oito anos; e assessor especial da Prefeitura de Salvador pelo período de três anos. Tem trajetória política iniciada no movimento estudantil secundarista.

A lot of people have heard of Glamorous Paper Writing Service but they do not know much about it. Glamorous Paper Writing Service is https://www.insightssuccess.com/7-college-writing-myths-and-the-truth-behind-them/ an award-winning company that creates professional looking business letters, thankyou notes, ebooks, manuals and newsletters. They also produce flyers, flyers, business cards and thank you cards. They also provide stationery, posters, brochures, catalogs, and other materials. They offer many different kinds of paper products. They offer custom business letter writing services, so you can create the perfect business letter for your needs. They have over 300 styles of paper and die cuts in their catalog, so you are sure to find the style and size that will https://twittbot.net/userinfo.php?uid=15610494&ml_lang=ja fit your projects.

Glamorous paper writing service also offers affordable pricing for many of their products. Their basic prices start at only $9.95 a page, which makes them one https://greenlivingguy.com/2021/06/5-affordable-eco-transport-solutions-for-college-students/ of the cheapest services available in the United States. Their paper includes black, blue, dark, medium, and pink papers. They may be able accommodate your requests for thicker papers or additional colors.

It is important to ensure that you http://themmacorner.com/2021/04/09/5-successful-steps-in-winning-a-ufc-competition/ only work with a reliable paper writing company that offers editing and proofreading. This http://spoglyad.org/2018/10/24/a-medical-history-of-essay-coming-up-with-solution-us-citizen-writers-refuted/ will ensure that your product is flawless. You want to make sure the final product says thank you, is acceptable, and looks great on your finished product. Professional writers never skimp on the details and they always make sure your letters are perfect.

Realização